A sua imobiliária em Cabo Frio

Seja a mudança que você quer ver no mundo, comece pelo imóvel ;)

× Entre em contato pelo WhatsApp

Notícias do mercado imobiliário

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma opção muito popular para aqueles que desejam adquirir um imóvel, mas não possuem o valor total do bem à vista. Existem diversas opções de financiamento disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e condições. Algumas das principais características do financiamento imobiliário incluem:

  • Taxas de juros: As taxas de juros aplicadas aos financiamentos imobiliários no Brasil variam de acordo com o banco, o tipo de financiamento e o perfil do tomador. Em geral, as taxas são mais baixas para financiamentos com garantias (como o FGTS ou o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo - SBPE) e para aqueles que possuem um bom histórico de crédito.

  • Prazo de financiamento: O prazo de financiamento também pode variar bastante, mas os financiamentos imobiliários no Brasil geralmente têm prazos mais longos do que outros tipos de financiamentos, chegando a até 30 anos em alguns casos. Isso permite que os compradores possam parcelar o valor do imóvel em prestações mais acessíveis.

  • Garantias exigidas: Os bancos costumam exigir algum tipo de garantia para conceder um financiamento imobiliário. Isso pode ser o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o SBPE ou até mesmo uma hipoteca sobre o imóvel.

  • Valor financiado: O valor financiado também pode variar bastante, mas em geral os bancos financiam até 90% do valor do imóvel. Isso significa que o comprador deve ter uma entrada de pelo menos 10% do valor total do bem.

  • Documentação exigida: Para solicitar um financiamento imobiliário no Brasil, é necessário apresentar uma série de documentos, como comprovante de renda, CPF, RG e comprovante de endereço. Além disso, o banco pode exigir outros documentos, como o contrato de compra e venda do imóvel, avaliação do bem e outros.

  • Processo de aprovação: O processo de aprovação de um financiamento imobiliário costuma ser bastante burocrático e pode levar algum tempo para ser concluído. É importante estar atento a todas as exigências dos bancos e entregar todos os documentos necessários para evitar atrasos ou possíveis problemas. Além disso, o banco também pode solicitar informações adicionais, como o histórico de crédito do solicitante ou informações sobre o imóvel.

  • Custos adicionais: Além das prestações mensais, o financiamento imobiliário também pode ter outros custos adicionais, como taxas de abertura de crédito, seguros, entre outros. É importante ficar atento a esses custos e incluí-los no orçamento para ter certeza de que é possível arcar com todas as despesas.

  • Crédito consignado: O crédito consignado é uma opção de financiamento imobiliário exclusiva para funcionários públicos ou aposentados, que permite o desconto das prestações diretamente do salário ou da aposentadoria. Essa opção costuma ter taxas de juros mais baixas e é mais fácil de ser aprovada, mas também possui algumas restrições, como o limite de crédito.

  • Financiamento direto com a construtora: Algumas construtoras também oferecem financiamento direto para os compradores de imóveis, o que pode ser uma opção mais conveniente e rápida do que ir até um banco. No entanto, é importante verificar as condições e taxas de juros oferecidas, pois elas podem ser mais elevadas do que as de um financiamento bancário.

  • Sistema Price: O Sistema Price é um programa do governo federal que oferece financiamento imobiliário para imóveis novos ou em construção, com taxas de juros mais baixas e prazos mais longos. O programa é destinado a compradores com renda mensal de até R$ 7.000,00 e possui algumas restrições quanto à localização e valor do imóvel.
04/01/2023